quarta-feira, 4 de julho de 2012

Compensação e o Processo de Inclusão

Compensação 


O conceito de compensação para Vygotsky está relacionado com a ativação de vias alternativas para compensar o órgão com deficiência, sendo assim à pessoa com deficiência ela não possui os seus outros sentidos mais sensíveis por modo de compensação biológica automática mais sim pela exercitação dos mesmos, por esse meio a pessoa com deficiência desenvolve processos compensatórios para superar as suas limitações.



Processo de Inclusão 

A inclusão do aluno com deficiência visual deve ser feita de forma responsável. Não basta adaptar as instituições e colocar o aluno lá dentro, são necessários profissionais qualificados para dar suporte a esse aluno e materiais adaptados para o mesmo. A inclusão para Vygotsky é de fundamental importância, pois o aluno com deficiência visual torna o seu conhecimento mais amplo quando matem contado com alunos videntes. A função social da escola deve ser extensiva ao aluno com deficiência visual de igual medida e qualidade disponibilizada aos demais alunos e deve ter o seu trabalho mantido em conjunto com a escola especial para que o professor possa ter um auxilio em seu trabalho pedagógico. 

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