Compensação
O conceito de compensação para Vygotsky está relacionado com
a ativação de vias alternativas para compensar o órgão com deficiência, sendo
assim à pessoa com deficiência ela não possui os seus outros sentidos mais
sensíveis por modo de compensação biológica automática mais sim pela
exercitação dos mesmos, por esse meio a pessoa com deficiência desenvolve
processos compensatórios para superar as suas limitações.
A inclusão do aluno com deficiência visual deve ser feita de
forma responsável. Não basta adaptar as instituições e colocar o aluno lá
dentro, são necessários profissionais qualificados para dar suporte a esse aluno
e materiais adaptados para o mesmo. A inclusão para Vygotsky é de fundamental importância,
pois o aluno com deficiência visual torna o seu conhecimento mais amplo quando matem
contado com alunos videntes. A função social da escola deve ser extensiva ao
aluno com deficiência visual de igual medida e qualidade disponibilizada aos
demais alunos e deve ter o seu trabalho mantido em conjunto com a escola especial
para que o professor possa ter um auxilio em seu trabalho pedagógico.
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